Cartão de crédito

Ainda eu guardava o dinheiro no mealheiro, não tinha conta bancária, não era cliente de nenhuma entidade bancária, dessas que se não estamos atentos levam-nos a pasta toda... e ouvia, não sei se para se enaltecerem senão, que só os ricos é que tinham cartão de crédito.
Consigo me lembrar do 1º cartão de crédito que vi, da pessoa que me mostrou, armada em rica, no supermercado dizendo à menina da caixa:
- Pague-se com este se faz favor! - tentando exibir o referido cartão aos restantes clientes e esboçando um sorrisinho de superioridade...
Hoje penso, realmente, só os ricos deveriam ter destes cartões, tal seria o valor da anuidade! Ou então os pobres metidos a ricos, como era o caso. Toda a gente sabe que qualquer novidade custa sempre uma fortuna, telemóveis, carros, cartões, etc e na altura era novidade, pelo menos para mim!!!

O tempo passou, abri uma conta bancária, e eis que me "dão" o meu 1º cartão de crédito:
-Eu: Eu não quero este cartão, obrigado!
-Funcionário do banco: Mas é um produto!! E com mais produtos, podemos negociar o spread do seu empréstimo e ah  e tal, bla, bla, bla!



Bem, lá fiquei com ele, mas só o usei aí uns 2 anos depois, quando reparei que era com ele que podia fazer umas compras na net, basicamente viagens.
Mais tarde abro um PPR, e lá vem mais um cartãozinho de crédito associado, mais uma anuidade.
- Bem, não é bem mais uma anuidade, se utilizar o cartão no total de não sei quantos mil euros ao ano, a anuidade é grátis e uma percentagem miníma do valor utilizado reverte para a conta PPR. Menos mal!
Na semana passada, recebi não um, mas 2 cartões de crédito!!!
- Obah!!! Haja incentivo ao endividamento!!!! Referentes ao um seguro que fiz no banco, imagine-se! Seguro esse, só para mulheres, no caso de virem a ser vítimas de algum cancro do foro feminino (diga-se que os cartões são lindos, um design fantástico, um cor de rosa e o outro castanho, bem giros, mas não são para activar)!

Concluindo, se eu continuasse a pensar como quando era criança, a avaliar pelos cartões de crédito que o banco me coloca ao dispor, eu hoje era rica!! Mas, não, sou pobre, consciente e tenho a perfeita noção que esta estratégia toda do banco, a mandar cartões bonitinhos é so para eu, aliás nós todos nos endividarmos.

De modo que faço aqui um apelo a todos:
Tenham consciência do uso que dão a este tipo de cartão, lembrem-se que não pagam este mês, mas pagam no próximo, e nunca se sabe como vai correr, e se não correr bem não vão poder pagar o cartão e depois vem os juros e a dívida transforma-se rapidamente em bola de neve, tipo a descer a Serra da Estrela, conseguem imaginar??!! É que nunca mais para. Ainda por cima com o Natal à porta, pensem bem antes de consumir desenfreadamente... é que como a minha mãe diz: Janeiro é uma mês grande!!!

PS. hoje deu-me pra isto!!!

3 comentários:

Girl in the Clouds disse...

É sem dúvida um incentivo ao consumo e ao endividamento!!

Myllana disse...

Essas alturas caímos muito mais em tentação....Tem que se ter a cabeça no lugar :P
Beijokas

Olhos Dourados disse...

Podes crer! Eu não gosto muito de cartões de crédito por isso mesmo. Uso sempre o de débito, assim sai logo da conta e não fico a pensar que ainda tenho dinheiro para gastar.